terça-feira, 29 de junho de 2010

Semana do Meio Ambiente no COLUNI

No sábado, dia 12 de junho, aconteceram uma série de atividades no colégio de aplicação da UFF, COLUNI (Colégio Universitário Geraldo Reis), em comemoração a Semana do Meio Ambiente. O MAE foi convidado pelo professor Luis Miguel para realizar um plantio de mudas e sementes com as crianças do colégio; aceitamos o convite e iniciamos os preparativos.
O encontro aconteceu pela manhã, após algumas apresentações como palestras, poesia e música, começamos a nossa atividade com uma apresentação de todos os participantes, entre eles, alunos, pais, e parentes. A conversa fluiu com contribuição de todos, que diziam dentre outras coisas, o que os levou a participar da atividade e porque gostavam de plantar.

Após o primeiro contato, explicamos como seria feito plantio e todo mundo foi colocando as mãos na terra!! A primeira muda transplantada foi o tomate e assim fomos plantando mudas de ervas, sementes de girassol, Ipê e etc..
Passamos a manhã toda descobrindo, aprendendo e trocando com as crianças. Foi muito frutífero o contato com a escola, que está tentando encaminhar alguns projetos como a feitura de uma horta e a plantação de mais mudas pela área da escola. O MAE se propôs a construir uma parceria com o COLUNI para ajudar em atividades futuras.
Esperamos plantar muitas sementes e saberes juntos!

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Conectando a Rede

Nesse último feriado (Corpus Christi) aproveitamos para dar um pulo em Aldeia Velha, distrito de Silva Jardim, para conferir algumas atividades que rolam por lá.

Estivemos em contato com um pessoal da Escola da Mata Atlântica, um projeto-piloto de educação pública, que busca através do diálogo entre conhecimento tradicional e conhecimento técnico-científico, uma perspectiva sócio-ambiental para a comunidade, tendo a cultura como ferramenta de introdução e resgate de formas ecológicas favoráveis à melhoria ou manutenção da qualidade de vida local.
Fomos com a proposta de conhecer algumas atividades desenvolvidas pela escola. Visitamos o Banco de Sementes Livres e a hortinha escolar e travamos um contato com a intenção de trocar experiências e conhecimentos.
Participamos da construção da hortinha escolar e da coleta de sementes, entre elas o quiabo e o feijão-rapa-cuia, que é uma semente tradicional plantada pelos agricultores de Aldeia Velha há mais de cem anos.
Nessa viagem de reconhecimento, conhecemos o Luís, um intusiasta da construção ecológica, que nos possibilitou aprender um pouco das técnicas de bioconstrução, com muitas conversas e botando a mão na massa.
Como fruto da viagem, surgiram algumas idéias de atividades. Conversamos com o Guto sobre a possibilidade dele oferecer uma oficina de Geodésica junto ao M.A.E e ele se mostrou animado. Pensamos também em levar uma galera para realizar atividades com a Escola. A Coleta de Sementes vai acontecer dia XX e podemos nos agilizar pra isso. O Luís também se propôs a dar oficinas de bioconstrução. Colocaremos o calendário das atividades em breve.
Foi um feriado muito relaxante e produtivo, com direito a banho de rio e comer aipim cultivado em Aldeia Velha. Fizemos um som, saboreamos um queijo branco produzido lá mesmo e fortalescemos a rede, que tem objetivos em comum, e que sabe que juntos somos mais.
Júlia Verdum
Thiago José