Quem Somos?


O MAE – Mutirão de Agricultura Ecológica - É um grupo de extensão da UFF que surgiu em 2006 enquanto um coletivo que busca fomentar o debate e a prática da agroecologia, refletindo sobre a importância da inserção de outros saberes na formação acadêmica, numa tentativa de conciliar teoria e prática, aproximando a academia da realidade “extra-muros”.

O grupo trabalha a partir de três princípios:
a troca de saberes, a rede e o mutirão.

A troca de saberes - O grupo acredita que o saber é uma construção social e coletiva. Dessa forma busca com a Agroecologia resgatar nesse conhecimento tradicional uma ética ecológica, alimentar e de modos de vida . Discordamos da idéia de um conhecimento acadêmico intocável e acreditamos que o conhecimento é construído a partir de diferentes olhares, sem hierarquias.

A rede – Buscamos interagir com outros grupos, agricultores e movimentos sociais, numa lógica de apoio mútuo, pois acreditamos que na cooperação e trabalho coletivo, fortalecemos idéias e lutas. “Juntos somos mais”

Foto tirada na Semana de Agroecologia 2008

Mutirão - O grupo procura desenvolver suas atividades a partir de mutirões, onde cada um trabalha um pouco e todos trabalham juntos em prol da coletividade.

Acreditamos que nossas ações vêm somar nessa busca de caminhos alternativos e de um diferente olhar e pensar o mundo.

"Deixa o mato crescer em paz." Tom Jobim