quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Vamos repensar o espaço universitário


O ser humano reproduz sua existência no espaço na medida em que se constrói socialmente, de forma que não podemos separar a natureza da cultura. Essa interação se manifesta cotidianamente em nossa relação com o mundo e com as pessoas. Nessa perspectiva o Mutirão de Agricultura Ecológica atua desde 2006 fomentando o debate e a prática da agroecologia dentro e fora da universidade.
Com a perda do Laboratório Agroflorestal Aroeira, fruto de um paradigma de expansão universitária, acaba-se com um local de experimentação e ensino-aprendizagem que ressignifica a relação do espaço da universidade com a construção do conhecimento.
Esse projeto de universidade não prioriza a produção coletiva de conhecimento e a relação com o meio ambiente, indo ao encontro do projeto de urbanização de Niterói, com a construção de estradas como a via 100 e orla, em detrimento de comunidades que serão afetadas e/ou desalojadas.
Acreditamos que devemos ocupar os espaços da universidade, um local de produção do conhecimento e de convivência, incluindo na nossa dinâmica de organização nos movimentos metodologias horizontais que facilitem a aproximação de pessoas interessadas. Construir-nos na sociedade tendo como princípios mutirões, vivências e outras ações-reflexões sociais de forma integrada com a natureza.
Vamos juntos e com amor

Nenhum comentário:

Postar um comentário