Estivemos em contato com um pessoal da Escola da Mata Atlântica, um projeto-piloto de educação pública, que busca através do diálogo entre conhecimento tradicional e conhecimento técnico-científico, uma perspectiva sócio-ambiental para a comunidade, tendo a cultura como ferramenta de introdução e resgate de formas ecológicas favoráveis à melhoria ou manutenção da qualidade de vida local.
Fomos com a proposta de conhecer algumas atividades desenvolvidas pela escola. Visitamos o Banco de Sementes Livres e a hortinha escolar e travamos um contato com a intenção de trocar experiências e conhecimentos.
Nessa viagem de reconhecimento, conhecemos o Luís, um intusiasta da construção ecológica, que nos possibilitou aprender um pouco das técnicas de bioconstrução, com muitas conversas e botando a mão na massa.

Como fruto da viagem, surgiram algumas idéias de atividades. Conversamos com o Guto sobre a possibilidade dele oferecer uma oficina de Geodésica junto ao M.A.E e ele se mostrou animado. Pensamos também em levar uma galera para realizar atividades com a Escola. A Coleta de Sementes vai acontecer dia XX e podemos nos agilizar pra isso. O Luís também se propôs a dar oficinas de bioconstrução. Colocaremos o calendário das atividades em breve.
Foi um feriado muito relaxante e produtivo, com direito a banho de rio e comer aipim cultivado em Aldeia Velha. Fizemos um som, saboreamos um queijo branco produzido lá mesmo e fortalescemos a rede, que tem objetivos em comum, e que sabe que juntos somos mais.
Júlia Verdum
Thiago José
Nenhum comentário:
Postar um comentário